Este ciberespaço é destinado para apresentação de textos, artigos e pesquisas que compõem o material interdisciplinar do tema Comunicação e Tecnologias Contemporâneas: uma abordagem rizomática sobre os novos modos de interação e socialização do Homo Virtualis em seu ambiente digital.

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Devo contratar uma agência digital ou agência de publicidade e propaganda?

Em 2007, fundei uma fábrica de software. Naquela época o marketing de uma empresa estava relacionado a outdoor, rádio, jornal, revista e televisão. O website já era algo conhecido, mas tinha a missão de deixar a empresa mais moderna. Fiz alguns orçamentos e logo percebi que não teria recursos para contratar uma agência de propaganda e publicidade, tampouco para investir em mídias.

Contratei um freelancer para criar minha logo e identidade visual, e assim trabalhar na marca desde o início. Como minha empresa era de desenvolvimento de software, parti para um caminho onde eu conseguiria executar algumas ações de marketing por conta própria. Foi assim que me aproximei do marketing digital, algo pouco conhecido naquela época. Apostei todas minhas fichas no marketing digital, e o resultado foi surpreendente. Em 4 anos conquistamos mais de 1.000 clientes em centenas de cidades no Brasil. É claro, a história não foi tão simples assim, tivemos muitos erros e ajustes até alcançar o equilíbrio e os resultados. Não haviam profissionais no mercado, formamos toda a equipe internamente, inclusive eu, diretor geral da empresa que em 2 anos já tinha 50 colaboradores, passei a aplicar a maior parte do meu tempo ao marketing digital. O departamento de marketing da empresa que fundei em 2007 virou em 2010 uma agência digital independente, a eSauce, ao qual atualmente sou diretor.
Atualmente existem várias agências de marketing digital, com produtos para todos os bolsos. Não é necessário ter uma equipe própria. Com o custo de um profissional você pode ter a disposição vários especialistas.
Não sou do mundo de publicidade, mas tive várias experiências nas várias empresas onde passei como colaborador ou sócio. Hoje consigo ter uma visão bem prática sobre qual tipo de empresa deve-se contratar para apoiar em marketing.
Quando contratar uma agência de publicidade e propaganda?
Imagino que todo pequeno e médio empreendedor conheça seu público alvo e saiba como explicar e ofertar seus produtos. Trata-se de bom senso. Neste caso, basta a contratação dos serviços de identidade visual, logotipo, cores e material básico, como cartão de visitas. Uma agência de publicidade pode apoiar as empresas a trabalhar nas definições básicas de marketing. Para empresas bem capitalizadas isto pode ocorrer na criação da empresa, ou então em algum momento de crescimento significativo. Também faz muito sentido quando a empresa muda seu rumo e precisa de um ajuste na marca. A agência de propaganda também apoia as empresas na criação de campanhas nas mídias tradicionais (rádio, TV, jornal, revista, etc).
Quando contratar uma agência digital ?
Sua empresa conhece seu mercado e tem consciência dos diferenciais do seu produto. Agora é divulgar. A internet é a mídia que mais cresce, e o marketing digital possui várias vantagens sobre a mídia tradicional: resultado mensurável, durabilidade das campanhas e se ajusta a qualquer bolso. Além disso é a tendência. Pesquisas mostram que mais de 70% dos negócios entre empresas inicia com buscas na internet. Uma agência de marketing digital (ou agência digital) transporta sua empresa para a internet, através de sites, campanhas em redes sociais (Facebook, Twitter, Pinterest, Google +), campanhas patrocinadas no Google, loja virtual entre outras ações digitais. Naturalmente as agências digitais também conseguem apoiar em estratégias de marketing, utilizando ferramentas que mostram as preferências e tendências do consumidor. A análise dos indicadores e a interação de suas campanhas é outro ponto valioso para entender cada vez mais seu mercado.
Algumas agências de publicidade e propaganda também passaram a englobar serviços de agência digital. Apesar de parecer algo relacionado, são competências distintas. O profissional de marketing digital está mais ligado com tecnologia e internet, já o de publicidade e propaganda é alguém com perfil criativo. Realizar os dois serviços é como ter uma churrascaria e pizzaria ao mesmo tempo, pode dar certo, mas é mais comum comer a melhor pizza ou o melhor churrasco em restaurantes focados em suas atividades.
A tecnologia é muito dinâmica. Atualmente as agências digitais passam por um dilema parecido com o que as agências de publicidade passaram anos atrás. Há uma séria de tecnologias novas que precisam ser incorporadas no portfólio, e dependem de profissionais com forte bagagem em arquitetura e desenvolvimento de software. Por exemplo, escolher a melhor opção para um e-commerce exige algumas habilidades de tecnologia importantes. Agências digitais sem especialistas de software criaram um legado de projetos mal sucedidos. O grande segredo é não reinventar a roda, utilizar o que já há de melhor quando possível, e trabalhar com desenvolvimento de software quando realmente necessário.
É preciso ter em mente que o objetivo final do marketing digital não é estar na moda ou fazer algo mais “bonito” que seu concorrente. O objetivo é vender, ampliar mercados e estar próximo e ouvindo seu cliente.
Alan Koerbel
Escrito por 
Alan Koerbel é sócio-fundador e diretor da eSauce Marketing e Tecnologia, empresa especialista em Ampliar Mercados com Marketing Digital, E-commerce e Aplicativos para celular. Com 20 anos de experiência em tecnologia, exerceu carreira técnica e executiva em grandes empresas de software de gestão. Fundou a Conceito W em 2007, empresa que em 4 anos tornou-se líder de mercado, com apoio decisivo do Marketing Digital. Em 2011 foi adquirida por uma multinacional. Foi diretor de tecnologia na Thomson Reuters, empresa com 60 mil colaboradores em 100 países. Por vocação retornou ao empreendedorismo. É formado em Processamento de Dados, especialista em Engenharia de Produção e certificado em Supply Chain pela Goldratt School e APICS (EUA). Viciado em empreendedorismo.
Visite o Website: http://www.esauce.com.br/devo-contratar-uma-agencia-digital-ou-agencia-de-publicidade-e-propaganda/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário